Sistema Cadastrar Moedas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Datas em algarismo romano - 1901 (MCMI)

Como de costume, vamos colocar as moedas como atores que contracenam com a história, interagindo com período político, econômico e social.

Hoje os atores são as moedas de 100, 200 e 400 réis da série com as datas em algarismo romano - 1901 (MCMI).

A lei de número 559 de 31 de dezembro 1898 que autorizou a cunhagem da série comemorativa ordenou no seu artigo 3°, IV mandar cunhar fora do Brasil a soma de 20.000.000$000 em moedas de níquel. No ano 1901 e 1902 estas moedas de 100, 200 e 400 réis foram cunhadas com a data como MCMI. 

As moedas de 100 e 200 réis substituem as moedas da antiga série. Com a lei número 953 de 29 de dezembro 1902 artigo 4, foi autorizado o recolhimento das moedas de níquel do antigo cunho. A moeda de 400 réis é um valor novo na série.

Os desenhos eram de Rodolfo Bernardelli (1852-1931) e os cunhos foram abertos por Paulin Tasset, sigla P.T, de Paris. Existam moedas sem a sigla P.T. 


As moedas foram cunhadas todas no exterior, em Hamburgo (Alemanha), Birmingham (Inglaterra), Viena (Áustria), Paris (França) e Bruxelas (Bélgica). 



Para conhecer mais detalhes, como tipo de material, tamanho, produção e outros detalhes, acessar a página dedicada a moeda clicando aqui.

Apresentado os atores, iremos de forma bem resumida, falar um pouco do contexto histórico do Brasil.

O presidente na ocasião era o advogado Manuel Ferraz de Campos Sales.

Ao folear as páginas dos jornais de 1901, era ler notícias de como o Brasil entra no século XX; é reconstituir, através dessas notícias, memórias sobre um período em que grandes transformações vão acontecer no Rio de Janeiro, da arquitetura urbana à saúde pública.

O capitalismo passa a se desenvolver e expandir com mais solidez no país e o regime republicano completa sua primeira década.

O Brasil entra no século XX plenamente integrado ao sistema de poder mundial como nação de importância secundária, embora com sua dimensão continental. 
O café era seu principal produto e a economia cafeeira sua principal base econômica.

A burguesia, agora, sim, não tinha mais dúvidas de que retomara o poder, passado longínquo que era o período florianista, dos jacobinos e positivistas da primeira fase da república brasileira. Os mesmos cafeicultores que já mandavam no País, no final da monarquia, voltavam ao poder, sob a insígnia do “café-com-leite”, sem o monarca que dizia não gostar da política; e em uma democracia extremamente restritiva e reservada, até mesmo entre as 

elites.

O Brasil estava às vésperas da eleição de Rodrigues Alves, que seria agente de transformações de toda ordem. Buscava-se tanto a modernização da então Capital da República, com a reforma urbana, o combate às epidemias e a restauração da credibilidade financeira do Brasil, no âmbito internacional; quanto o exercício de políticas públicas que se tornaram possíveis, com a rearrumação das finanças do governo.

Abaixo listei mais alguns acontecimentos no ano de 1901.


  • O Brasil contava, em 1900, com 17.318.554 habitantes, dos quais 64% viviam no campo


  • Em maio de 1901, alguns bairros da cidade de São Paulo passaram a ter luz elétrica


  • Em 19 de outubro de 1901, os habitantes de Paris acompanharam o voo do brasileiro Santos Dumont, que pilotando um balão dirigível conseguiu contornar a Torre Eiffel, ganhando o prêmio Deutsch.

Paris aos pés de Santos Dumont
______________________________________________________________

Espero que tenham gostado.
Abraços e até a próxima!

2 comentários:

  1. Eu tenho uma moeda de 100 reis com a data escrita em numeros romanos MCMI qual serio o valor dessa moedas no mercado atual?

    ResponderExcluir
  2. Olá henrique.
    Essa moeda não é rara. O que pode ser um pouco difícil de encontrar, é a moeda em um bom estado de conservação.
    Quanto maior o estado de conservação da moeda, maior é o seu valor.
    Se quiser me mandar a foto silasuni@gmail.com

    Abraços!

    ResponderExcluir