Sistema Cadastrar Moedas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Quanto custavam os carros da década de 70 em dinheiro de hoje?

Continuando a matéria do post sobre Quanto custavam os carros da década de 60 em dinheiro de hoje, iremos falar de alguns carros da década de 70.

O mercado de esportivos começou a esquentar na década de setenta, com a chegada do belo SP2 em 1972 por 30.900 cruzeiros, que em valores corrigidos para a moeda de hoje, daria o valor de 104.830,09. 
Mesmo sendo bonito, confiável e robusto, eu juntaria uns trocados e pagaria 31.500 cruzeiros, que em valores corrigidos para a moeda de hoje, daria 152.282,70  pelo Puma GTE, de desempenho e beleza semelhantes.


Hoje é possível comprar um SP2 por R$ 30.000. Já o Puma GTE por R$ 22.000
_________________________________

Se o seu negócio fosse carros maiores e mais nervosos, em 1975 tínhamos o Opala SS, o Maverick GT V8, o Dodge Charger R/T e o Puma GTB. 
Destes o mais barato era o Opala SS-6, que custava 64.000 cruzeiros, que em valores corrigidos para a moeda de hoje, sairia por R$ 120.679 , enquanto o Maverick cobrava 67.900 cruzeiros, com valores corrigidos, sairia por R$ 128.033 por seu V8 302 canadense.



Hoje é possível comprar o Opala SS-6 por R$ 18.500.
Já o Maverick GT, em torno de R$ 60.000
_________________________________

Algumas moedas em circulação no períodos dos carros

PADRÃO MONETÁRIO
CRUZEIROS (de 15/05/1970 a 14/08/1984)
A Resolução nº 144, de 31.03.1970, do Conselho Monetário Nacional, restabeleceu a denominação CRUZEIRO, a partir de 15.05.1970, mantendo o centavo.

PERÍODO POLÍTICO
República, Regime Militar (1964-1985)
Período iniciado com o golpe militar de 31 de março de 1964, que resultou no afastamento do Presidente da República João Goulart, assumindo o militar Marechal Castelo Branco.

ORIGEM
Casa da Moeda, Rio de Janeiro
_________________________________

Se você quisesse passear de Dodge por aí naquela época, precisaria abrir mais o bolso e desembolsar 82.350 cruzeiros por um Charger R/T, que corrigidos daria o valor de R$ 155.280. 
Uma bela economia diante do fora-de-série Puma GTB tabelado em 88.300 cruzeiros e que vinha com o mesmo conjunto motriz do SS-6. Corrigindo os valores daria R$ 166.500.


Hoje, um Dodge Charger R/T sairia por R$ 75.000.
Já o Puma GTB, pode ser comprador em torno de R$ 35.000.
_________________________________

Em 1976 a VW finalmente lançou um carro com motor refrigerado a água, muito mais moderno que seu boxer da década de 30 que equipava os “esportivos” SP2, Karmann-Ghia TC e Fusca 1600S. Por isso os 62.300 cruzeiros, que corrigindo para os valores atuais sairia por R$ 90.833,94, que parecem bastante razoáveis por um fastback alemão naturalizado brasileiro que, se não esbanjava potência, oferecia qualidades de condução incomparáveis para a época.


Hoje é possível comprar um por volta de R$ 12.000
_________________________________

Quando a Puma lançou o GTB S2 de 380.000 cruzeiros no fim da década, o Charger R/T havia sido transformado em uma versão esquisita do comportado Magnum. Seus rivais Maverick GT e Opala SS tornaram-se esportivos de adesivo com seus motores de quatro cilindros e desempenho limitado. A coisa só voltaria aos eixos na década seguinte.
Que em valores corrigidos seria R$ 91.943,92, já que a inflação havia mudado.


Hoje é possível encontrar na internet por R$ 40.000
_________________________________

E você, qual compraria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário