Sistema Cadastrar Moedas

terça-feira, 15 de março de 2016

Qual foi a primeira imagem cunhada em uma moeda?

E Estamos acostumados a ver tantas moedas e analisar as imagens, que não paramos para pensar qual foi a primeira imagem cunhada em uma moeda.
Pois é. Essa foi a minha curiosidade. Pois existe uma infinita gama de imagens que olhamos todos os dias, ou quase todos, que me bateu uma curiosidade.
Então resolvi pesquisar.

A primeira imagem cunhada em uma moeda foi em uma moeda de eltrite, dinheiro da Lídia, na atual Turquia. Ela tinha um leão coroado com raios de sol, simbolizando o poder do reino de Aliates(610 a.C.-560 a.C.). Era composta de uma liga natural de ouro e prata (o electro).

 

Para variar, numismatas divergem quanto ao seu valor, mas ela deveria ser o suficiente para comprar 10 cabras. A moeda marcou o início da era do dinheiro de valor simbólico. Até então, qualquer coisa podia ser dinheiro. Sal, grãos, produtos animais. Mas isso trazia limitações. Moedas assim estragam facilmente e são relativamente fáceis de encontrar - logo não valem muito. Quando se usava moedas de metal, havia outros problema: fazer negócios não eram tão simples, pois o valor da moeda era normalmente calculado pelo peso e pelo tipo de liga metálica da qual era feita. Ou seja, os comerciantes precisavam de uma balança por perto. Daí a trapacear na hora de pesar ou misturar minérios que não valem nada na moeda era um pulo. Então, a Lídia mudou tudo: escreveu na moeda seu valor e imprimiu um selo de autenticidade real. Pronto, o novo dinheiro foi aceito. Primeiro porque o rei mandou. Segundo, e principalmente, porque tinha vantagens: era fácil de manusear e de negociar.

Desde então, impérios e repúblicas passaram a deixar seus símbolos nas moedas. Brasões reais, conquistas bélicas, dinastias, deuses e heróis foram cravados.


E hoje podemos nos deleitar nos belíssimos símbolos cunhados nas moedas.

São histórias cravados no metal .

Nenhum comentário:

Postar um comentário